terça-feira, 5 de junho de 2012


Sou a conhecida “Alfacinha”
Nasci na cidade de Lisboa,
Estou destinada à saladinha
Sou delicada e até bem boa…

Eu sou a alface magra e fina
Posso ser frisada, lisa ou até roxa,  
Desde Alfama até ao Alto Pina
A varina corre, nem que seja coxa,
Para ao tomate me juntar
E assim a salada preparar.

Tenho cálcio, potássio e ferro
Sou rica em vitaminas e fibras
E até tenho muitos minerais,
Por isso o que mais quero
É que ninguém me despreze jamais.

Com a galega couve não me dou bem
Essa é rija, entroncada e grosseira,
Odeio tudo, mas tudo o que ela tem
Ou não fosse ela de origem tripeira.

Mas eu sou “alfacinha”, Lisboeta
E amante desta linda cidade,
Ah não, não façam essa careta…
Sou “Miss Alface” e nem tenho idade!


Maria Dias
Junho 2012


Sem comentários:

Enviar um comentário