segunda-feira, 15 de abril de 2013


A Velhice – Desabafo….


Há já algum tempo que venho assistindo à decadência dos meus pais, mas nestes últimos dias, tem sido demasiado forte e agressivo.

Mas hoje, ao acompanhar o meu pai às análises, é que, tanto eu como a minha irmã, nos apercebemos como a vida do meu pai está limitadíssima. Está muito debilitado, com oxigénio, e a logística de tudo isto, torna uma tarefa comum, numa coisa bastante difícil para ele e para quem o acompanha.

Já no hospital e enquanto esperávamos, tive uma visão de uma triste realidade, a qual, só quando somos confrontados com ela, nos apercebemos que existe e que nos rodeia. O meu pai sentado numa cadeira de rodas junto da minha irmã, a minha mãe sem perceber muito bem o porquê de tanta demora, sentada ao meu lado e a única coisa que a ouço dizer com algum sentido: “se não fossem vocês, que seria de nós” …. Olho para ela e dou comigo a pensar porque tem que ser assim?

E é neste momento que se aproxima outro casal idoso, ambos amparados por uma muleta, sentam-se ao nosso lado. Ele fica quieto de olhar vazio, perdido no tempo, ela tira e põe papéis dentro de uma pasta, acabando por se espalhar tudo no chão. Ajudei-a e ela carinhosamente só me dizia: chegar a esta idade só é bom quando se tem saúde…. Quando se passa a estar dependente, só nos faz sofrer…..

Há qualquer coisa na cedência das suas palavras, que denunciam o tempo…. Que me tocam tão profundamente que naquele momento senti um aperto tão grande, como se quisesse mudar o mundo e poder evitar que a velhice seja assim tão triste. Como é possível assistirmos à degradação humana? E, esta acontece, quando o ser humano se sente inferior às suas capacidades.


Maria Dias
15.Abril.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário