segunda-feira, 15 de maio de 2017

Quem disse que a idade está na cabeça?



Quem disse que  a idade está na cabeça? É que às vezes, ou a maior parte das vezes, o corpo  é quem manda. A cabeça bem quer ser jovem, mas o corpo não deixa.

Há dias em que me levanto e a minha cabeça me diz que tenho 30 anos e eu levo um daqueles dias, cheio de afazeres, ginásio, aulas, vida doméstica, num corre, corre, cheia de energia e depois no final do dia o meu corpo lembra-me que tenho 60. É um desmancha prazeres, é isso que ele é.... custa-lhe alguma coisa deixar-me viver na ilusão algum tempo mais.

E depois se dói aqui ou ali, a culpa é do tempo, porque é uma grande instabilidade, ora faz frio, ora faz calor, mas eu quando tinha 30, o meu corpo não dava pelas mudanças bruscas de temperatura. O meu corpo nem se importava com o que a cabeça pensava, porque se sentia bem na sua plenitude. Sentia-se forte, cheio de energia, sempre pronto para mexer....era um aliado à juventude da cabeça.

Agora está de costas voltadas para a cabeça, já nem quer saber se ela quer ter 30, 40 ou 50.

Às vezes faz-lhe a vontade e deixa-a gozar aquela sensação de “eu quero, eu posso, eu faço”, mas depois prega-lhe a partida e pergunta-lhe: ah julgas-te nova não é, estás esquecida que os 30 já lá vão, só tens mais 30 em cima, então toma lá uma dorzita para te lembrares, deixa cá ver onde vai ser....pode ser na zona lombar....ah e aviso-te já...se continuas a abusar, amanhã vai doer-te a cervical também.

E depois dizem que a idade está na cabeça... Só se for com muita persistência para conseguir ultrapassar a má vontade do corpo em relação a isso. Temos que o contrariar. Tenho uma dor aqui e outra ali, eu sei que já não tenho 30, mas posso ir, posso fazer, posso passear, o que não posso é abusar, senão o corpo vinga-se.

Temos que ir gerindo esta relação amor ódio entre a cabeça e o corpo. É que a cabeça não se pode iludir demasiado, em vez de 30 tem que pensar que tem uns 50 saudáveis e ir enganando o corpo. 

Eu digo-lhe baixinho: Olha lá eu sei que tenho 60, mas tem lá calma, não contraries muito a minha cabeça, eu também vou com calma, mas quero ir, quero fazer, ainda quero viver.


15/Maio/2017




Sem comentários:

Enviar um comentário