segunda-feira, 12 de março de 2018

Estou a aprender a não reagir a tudo que me incomoda

Por Rania Naim do Thought Catalog

Eu estou a aprender que não preciso magoar de volta quem me magoou. Às vezes, o sinal máximo de maturidade é virar as costas, ao invés de pagar na mesma moeda. Eu estou a aprender que a energia que eu gasto para reagir a cada coisa ruim que acontece me esgota e me impede de ver o lado bom da vida. Eu estou a aprender que não posso agradar a toda a gente, e isso é bom. Eu estou a aprender que tentar ganhar a afeição de todo mundo é uma perda de tempo e de energia, e que me enche apenas de vazio.
Eu estou a aprender que não reagir não significa que eu estou bem com as coisas, e sim que apenas estou lidando com elas. Eu estou escolhendo tirar isso como lição e aprender com a situação. Estou a escolher ser melhor. Escolhendo a minha paz de espírito porque é o que eu realmente preciso. Não quero mais drama. Não preciso de ninguém a fazer-me sentir que não sou boa o suficiente. Eu não preciso de brigas e discussões. Eu estou a aprender que, de vez em quando, não dizer nada, diz tudo.
Estou a aprender que reagir ao que me faz mal, dá poder para a outra pessoa sobre as minhas emoções. Não posso controlar o que os outros fazem, mas posso controlar como  responder, como  lidar, como  interpretar e quanto disso se leva para o nosso lado pessoal. Estou a aprender que na maior parte do tempo, essas situações não dizem respeito a nós, mas sim ao outro. Estou a aprender que talvez todas as decepções servem simplesmente para me ensinar a me amar, porque esse amor é a armadura e o escudo que eu preciso contra quem me tenta derrubar. É o que me salva quando alguém tenta diminuir a minha confiança ou questionar o meu valor.
Estou a aprender que, mesmo que eu reaja, isso não vai mudar nada, não vai fazer ninguém me amar ou respeitar e não vai magicamente mudar a mente de ninguém. Às vezes, é melhor deixar estar, deixar as pessoas irem, não lutar, não pedir explicações, não procurar respostas e não esperar que alguém entenda a minha história. Estou a aprender que a vida é melhor vivida quando eu não foco no que está acontecendo ao meu redor. e sim quando eu me foco em mim mesma. Trabalhar em mim e na minha paz interior, me faz perceber que não reagir a toda a pequena coisa que me incomoda, é o primeiro ingrediente para viver uma vida feliz e saudável.

Texto originalmente publicado no Thought Catalog, traduzido e adaptado pela Revista Pazes e adaptado por mim.




Sem comentários:

Enviar um comentário